terça-feira, 19 de junho de 2012

Sobre o bom senso

“O bom senso é coisa de que todos carecemos, que poucos têm, e de que ninguém julga precisar” Benjamin Franklin

Bom senso: saber discernir as coisas é o que todos deviam saber. É importante para a sociedade julgar corretamente algo. Pois todos ou quase todos não se preocupam se estão fazendo o certo ou errado.
Realmente, bom senso é uma necessidade. Sem um bom entendimento nada somos.
Não ter bom senso é um grande prejuízo. Você começa a tirar suas conclusões, fazer julgamentos errados e as pessoas começarão a afastar-se. Ah! Mas quando se fala o certo e as pessoas não concordam, pois é bate de frente como que elas estão fazendo, doerá por saber que estão fazendo errado, mesmo assim não o admitirão o erro... Isso também não é ter bom senso.
Tendo bom senso vemos melhor os problemas da sociedade. Mas se você ver os problemas que a sociedade carrega e não tentar muda-los... não adiantará nada.
As pessoas tem uma busca incessante pelo conhecimento, mas esquecem de que o bom senso é a base de quase tudo, haja visto que  quando empregamos um conhecimento numa prática que depende da aprovação ou desaprovação de outros devemos ser muito prudentes, uma vez que muitos agem indevidamente temos que pensar e repensar nossas ações para obtermos êxito em nossos empreendimentos.
Simplesmente olhar o problema do outro e ignorar é fácil, não é? Pessoas boas e com bom senso estão acabando, isto não é bom. Imaturas são as pessoas que julgam ter todo conhecimento, saberem tudo e  serem “os tais”.
Você cresce a partir do momento e que tem capacidade de olhar para alguém e dizer: - “Sim, eu errei”. Assumir um erro é um sinal de conhecimento.
Laís da Silveira EEB Titolívio Venâncio Rosa 1º01 Ensino Médio