quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Trabalho e consumo alienados I


Por Jaqueline Letícia de Borba
O trabalho alienado é um trabalho com muita produção, “rapidez”, isto é, exige muito da pessoa. E também para ter uma certa velocidade haverá movimento repetitivo e essa tarefa simples faz com que a pessoa ganhe mais tempo, pois, como dizem, “tempo é dinheiro”. Por isso vemos pessoas ocupando várias funções dentro da empresa, resumo, não participa de todo o processo de produção, pois, o trabalhador é indolente (preguiçoso) e deve usar gestos simples na produção, como, por exemplo, as costureiras, que fazem gestos simples para ganhar tempo e aumentar a produção, cada máquina tem uma função na costura e, desse modo, há divisão de tarefas, mais produção em menor tempo.
O trabalhador alienado e o consumo alienado andam juntos, pois, a propaganda incentiva as pessoas a gastarem, deverão trabalhar bastante para ganhar remuneração compatível com seus gastos, mas com seu trabalho não conseguem comprar nada.
Já o consumo alienado é um vício em comprar, vício dos trabalhadores, mas trabalhamos para comprar, pois a pessoa que está no “padrão” é aquela que trabalha e consome, mas se a pessoa não está conforme  o tal “padrão”, é excluída do  meio social por não cumprir a relação dialética do trabalho-consumo.
O consumo alienado utiliza a mídia para provocar o desejo da pessoa que está vendo o produto, eles utilizam propagandas (fantasias) e promoções tentadoras para o consumidor.
Mas apesar de provocar ao consumidor com promoções e propagandas, o agravante é a facilidade de se comprar, pois hoje em dia temos proximidade de lojas e a internet é facilidade que se encontra dentro de nossas casas, basta um click para comprar o produto.
Resumo, por isso que o consumo e o trabalho alienado fazem parte um do outro, porque para ter consumo é necessário o dinheiro, o que o trabalhador produz precisa de consumidor e é necessário despertar o consumidor para que faça dívidas e manter o trabalho e consumo alienados.
EEB. Elvira Faria Passos 1º01 Ensino Médio

2 comentários:

  1. Ótimo texto amigo Eliseu. Concordo e tenho a mesma opinião! Quando será que a humanidade vai acordar??

    ResponderExcluir